terça-feira, 30 de junho de 2009

Escolha melhor sua WebCam

No Mercado da informática, existem infinidades de webcam dos mais variados tipos e modelos, pois são fabricados por diversas empresas e a concorrência vem a cada dia aumentando pois diversidade de modelos e resoluções são cada vês mais crescentes.

Quando se fala em webcam, a primeira coisa que pensamos é na resolução das imagens que serão transmitidas em tempo real para o outro internauta, poder visualizar com qualidade e frame/quadros por segundo, mas será que é tão eficiente assim? Muitos se deparam com problemas de travamento e a visualização muito ruim, raramente pode se acompanhar a voz no vídeo em sincronia. O que ocorre com os chamados travamentos, é que muitas pessoas tem uma conexão de baixa velocidade com câmera de resolução muito alta em megapixels, tornando assim cada quadro muito pesado na transmissão, pois quadro a quadro, significa que na hora que sua webcam está conectada em um servidor, ela envia pacotes de dados a cada segundo/frames por segundo. A depender da taxa de envio de cada movimento da imagem com resolução que varia entre 150 k a 1,5 megapixels, isso determinará a velocidade e o tempo real em que você poderá visualizar os movimentos de seu interlocutor, com ou sem qualidade, pois não depende apenas da câmera sendo o principal problema o provedor de acesso. Para que ambas as partes consigam imagens em tempo real, é necessário que as mesmas tenham uma conexão de banda larga de qualidade, que permita que as imagens sejam enviadas no tempo certo. Conexão discada exige uma câmera de resolução menor, para que haja compensação da baixa velocidade de conexão na internet, já outras conexões mais velozes poderão utilizar maiores resoluções por parte das câmeras, mas de nada adiantará se o outro usuário que estiver visualizando uma câmera com alta resolução tendo sua conexão pobre. Isso tudo porque quando se visualiza as imagens que a câmera transmite, a mesma fica muito pesada para baixa conexão, fora a sorte que os usuários que estão se comunicando possuíndo banda larga, os mesmos tem que contar com a sorte de seus provedores estar com a banda de serviço livre e não congestionada, pois assim de nada adianta ter uma webcam de alta resolução.

Se você deseja comprar uma webcam, dou algumas dicas para que você não venha se arrepender, depois do qual é necessário ter conhecimento dos fatos; para depois não voltar à loja alegando que o produto, é inferior a outros ou mesmo possui defeitos.

Aqui estão algumas dicas:

Para gravar vídeos:

Você necessita de uma webcam com o máximo de resolução para que tenha uma qualidade na hora de transformar em vídeo. O benefício é somente esse, pois você poderá ter dificuldades na hora de transmitir suas imagens ao seu amigo(a) de bate-papo.

Para se comunicar apenas:

O ideal a depender do serviço que seu provedor ofereça, melhor optar por uma de baixa resolução, pois muitas tem até a qualidade bem favorável e nítida para se visualizar, além de você poder economizar muitos $$$.
Boa Sorte
Luiz Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário