quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nova Lei Francesa Contra Pirataria, Coloca Internautas na Parede. ? !

Luiz Lima

A lei do governo francês em coibir a pirataria na Internet tanto de músicas quanto de software, veio virtualmente colocar ordem na casa, para que os donos de obras artísticas e produtores de software não venham a ser prejudicados por cidadãos franceses, que gostam de apreciar uma ótima melodia sem mesmo necessitarem pagar por ela. Agora é Lei e o usuário que baixar qualquer conteúdo, seja ele intelectual ou patenteado, será notificado primeiramente e vai ficar sem conexão por tempo determinado e posteriormente terá que pagar multas para o provedor de acesso. O provedor de acesso receberá a quantia mensal do assinante sem conexão, para estimular que os donos dos provedores de acesso, venham a cooperar com o governo, sem temer com a perda do cliente, desde então, mesmo que o internauta, não tenha mais micro ou esteja impedido em conectar, seu provedor já tem seu dinheiro garantido. Essa é a recompensa do governo francês.


Se fomos analisar friamente o caso, essa nova lei, vai gerar muitos transtornos e vai ficar muito cara para o governo vigiar e investigar cada caso. Na minha concepção isso aí não vai gerar receita ao país e sim vai ficar bem dispendioso.
Será que os franceses realmente serão prejudicados?
A minha resposta é não, pois existem formas nada transparentes em baixar músicas e softwares sem que o governo tenha controle e para isso basta uns amiguinhos que não se encontrem dentro do território nacional, com palavra direta: Dentro da França. Imagine um internauta dos EUA, Brasil ou mesmo, seja de onde estiver, simplesmente ele vai a um provedor gratuito em outros países e se inscreverá em qualquer repositório de download. Existem vários espalhados pelo mundo e até mesmo poderão ser enviados via Messenger ou P2P, diretamente para o françoise. A forma mais simples é compactar os arquivos em formatos .Rar e .zio e nomear como packet, pacote.rar e deixar lá para o cidadão francês fazer o download desejado, mas a informação do nome do arquivo disponível irá via Messenger ou telefonia, com keywords (palavras-chave) seguido de senha para abrir o arquivo compactado, mais o link onde se encontra o mesmo. Tudo para que as autoridades locais não perceberem o tipo de mensagem, dificultando bastante a interceptação da mesma.
Isso vai estimular o comércio da pirataria, por parte de outros países, pois o intermediário poderá ganhar alguns euros extras vendendo a exportação, sem correios e em curto espaço de tempo que vai variar de alguns minutos ou algumas horas, para se conseguir o que se pretende. Será o download do câmbio negro, se formos analisar desta forma sendo que os ganhos ao invés de ir para os artistas e proprietários, será destinado aos piratas e internautas de outros continentes.
Essa lei não é nada eficaz, pois na internet nada é impossível, sendo que a rede é universal permitindo o internauta com o direito de ir e vir. Agora pergunto:
Quem é que vai lucrar com isso? O governo Frances ?, Os proprietários? Os piratas? ou os usuários?.
Essa resposta está bem dividida. Vamos ver no que vai dar.

2 comentários:

  1. Excellent Analysis, the Blog is right on the mark.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Anônimo. A sua análise é perfeita e acredito que essa lei não vai dar certo.

    Vou entrar em seu blog periódicamente. Você aceitaria sugestões para novos temas?
    Abraços ANON.

    ResponderExcluir